domingo, 8 de novembro de 2009

Fwd: [grupo_osho] Nossos Sete Corpos




---------- Forwarded message ----------
From: AnDre <a_r_z_@terra.com.br>
Date: 2004/7/13

Subject: [grupo_osho] Nossos Sete Corpos
To: Osho <grupo_osho@yahoogrupos.com.br>




 

Nossos Sete Corpos    


      


 


    “Patanjali divide a personalidade humana em cinco sementes, cinco corpos. Ele diz que você não tem somente um corpo, você tem camadas sobre camadas de corpos, e eles são cinco.


 


O primeiro corpo ele chama de annamaya kosha – o corpo comida, o corpo terra, o qual é feito da terra e deve ser constantemente nutrido por comida. A comida procede da terra. Se você parar de ingerir comida seu annamaya kosha definhará. Então a gente precisa ficar muito alerta sobre o que estamos comendo porque isso faz o que você é, e isso irá lhe afetar de milhões de maneiras. Cedo ou tarde sua comida não é apenas alimento. Ela se torna seu sangue, seus ossos, sua própria medula. Ela circula por seu ser e prossegue lhe afetando. Assim a pureza do alimento cria um annamaya kosha puro, um corpo comida puro.



 


Se o primeiro corpo for puro, luminoso, leve, então será fácil entrar no segundo corpo; do contrário será difícil – você estará carregado. Você já observou quando você come demais e alimentos pesados? Imediatamente você começa a sentir um tipo de sono, um tipo de letargia. Você gostaria de ir dormir; a atentividade imediatamente começa a desaparecer. Quando o primeiro corpo está cheio fica difícil criar grande consciência. Assim o jejuar tornou-se tão importante em todas as religiões. Mas jejuar é uma ciência e não devíamos brincar com isso.



 


Outra noite uma mulher veio e me disse que ela esteve jejuando e agora todo seu corpo, todo seu ser, está perturbado, tremendamente perturbado. Agora o estômago não está mais funcionando bem. E quando o estômago não está funcionando bem, tudo fica enfraquecido; a vitalidade é perdida e você não pode ficar tão vivo. Você se torna cada vez mais insensível e morto.



 


Mas jejuar é importante. Isso deve ser feito cuidadosamente; deve-se conhecer o funcionamento do annamaya kosha – só então. E deve ser feito com supervisão adequada – a supervisão daquele que já passou através de todas as fases de seu annamaya kosha. Não apenas isso: aquele que foi além disso e, é capaz de observar o annamaya kosha como uma testemunha. Do contrário, jejuar pode ser perigoso. Portanto, apenas a quantidade exata de comida e a qualidade certa do alimento precisa ser praticado; não é necessário jejuar.



 


Porém, isso é importante porque esse é seu primeiro corpo e as pessoas se apegam mais ou menos ao primeiro corpo delas; elas nunca se movem para o segundo corpo. Milhões de pessoas não estão nem mesmo cônscias de que elas possuem um segundo corpo, um corpo mais profundo, oculto atrás do primeiro invólucro. O primeiro revestimento é muito grosseiro.



 


O Segundo corpo, Patanjali chama de pranamaya kosha – o corpo de energia, o corpo elétrico. O segundo consiste de campos elétricos. Eis em que consiste toda a acupuntura. Esse segundo corpo é mais sutil do que o primeiro, e as pessoas que começam a se mover do primeiro para o segundo corpo se tornam campos de energia, tremendamente atrativo, magnético, hipnótico. Se você chegar perto deles, você se sentirá revitalizado, mudado.



 


Se você chegar perto de um homem que vive somente em seu corpo comida, você será esgotado; ele lhe sugará. Muitas vezes você encontra pessoas e você sente que elas lhe sugam. Depois que vão embora, você se sente exaurido, dissipado, como se alguém tivesse explorado sua energia. O primeiro corpo é um sugador e o primeiro corpo é muito grosseiro. Desse modo, se você vive demais com o primeiro – com pessoas orientadas pelo corpo – você sempre irá se sentir pesado, tenso, aborrecido, sonolento, sem nenhuma energia, sempre no mais baixo degrau de sua energia; e você não terá qualquer quantidade de energia que possa ser usada para um crescimento mais elevado.



 


Esse tipo, o primeiro tipo, a pessoa orientada pelo annamaya kosha vive para a comida. Ele come continuamente, e essa é toda sua vida. Ele permanece, de certa maneira, infantil. A primeira coisa que a criança faz no mundo é sugar o ar para depois sugar o leite. A primeira coisa que a criança tem que fazer no mundo é auxiliar o corpo comida, e se a pessoa permanecer viciada em comida, permanece infantil. Seu crescimento é afetado”.



 


 


  


   

Osho, Extraído de: Yoga: The Alpha & Omega 







Yahoo! Grupos, um serviço oferecido por:












Assine Claudia em

5x de R$ 18,96
Assine Info em

5x de R$ 21,48



















Mais...
CaprichoManequimBoa Forma NovaExame




Links do Yahoo! Grupos




--
"Não estamos buscando nenhum paraíso nas nuvens. Se ele estiver lá, nós o apanharemos, mas primeiro precisamos construir um paraíso aqui na terra; essa será nossa preparação. Se pudermos viver num paraíso na terra, então, esteja ele onde estiver, será nosso."  Osho

Nenhum comentário:

Postar um comentário