quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Fwd: Breve comentário sobre a Mídia Nacional

Alo minha gente.

Lá embaixo compartilho uma mensagem do Tarshito Ramon.

Aqui em cima compartilho meu desapontamento em notar a saudade da emilia do sitio do picapau amarelo.

Dos desenhos do picapau que eram feitos com muitos quadros por segundo em lugar desses contos de fada ao contrário que são o lixo que se nos entopem todo dia.
Temos grandes produções cineastas, isso temos. Quem não vibra com E.T.?


E as animações de computador por outro lado são muito frias em geral e terrívelmente capciosas de entrelinhas virtuais.

Love.





Breve comentário sobre a Mídia Nacional

 

Com pouco espaço na mídia formal, podemos observar pronunciamentos de lideranças de movimentos Sociais vinculados a causas de uso do espaço urbano e ou rural com temáticas que vão desde a reivindicação por creches, por transposte público, moradia, saneamento básico, agricultura familiar, posseiros, estrativistas, etc. Ao molde e com vocabulário similar ao observado na publicação original do "Manifesto Comunista" (Marx e Engels- 1840) as lideranças apresentam suas justificativas de ação e resistencia ás politicas públicas em vigor.


Por outro lado, contando com amplo espaço na mídia formal dos grandes veiculos de divulgação de informações a nivel nacional. críticos das diversas áreas vem se pronunciando de forma enérgica, contra qualquer iniciativa de cunho social, socialista ou democrático que venha contrapondo os grandes interesses ou grupos financeiros. Analogamente se apresentam com discursos os quais facilmente poderiam ser entendidos como o Movimento dos Sem Banco, dos excluidos do programa Bolsa Cineasta, dos desprovidos de condições de acesso a aplicações financeiras nos paraisos fiscais e iniciativas afins.



Em meio a este embate politico resta aos simples cidadãos brasileiros a saudade dos antigos contos (prosopopéias para acalentar bovinos),  que entreteram parte do tempo de infancia e adolecencia de grande parte dos brasileiros. Lembranças do sitio do pica pau amarelo, do jeca tatu e mais recentemente dos personagens da iniciativa da área do entretemimento internacional, Jaspion, Power Ranger, outros que compoem os conteúdos dos novos jogos eletronicos digitais reprodizidos em Taiwam.



Boas lembraças me vem a tona quando, relembrando antigas lições sobre historia e religião, em Itabira Minas Gerais, enquanto aluno do colegio Nossa Senhora das Dores, questionando o porque da imagem de origem medieval de um santo de olhos azuis e cabelos loiros encaravolados,  pisoteando outro ser de imagem e semelhança humana porem de raça parda, representando a ideia maniqueista da luta do bem contra o mal difundida pela doutrina religiosa em questão. Pela explicação de se tratar da expressão pólitica da época  deixo um testemunho de que recebi como resposta esta explicação veladamente resumida.



Boas lembranças de Dom Mario e Irmã Santa Face, saudades eternas.


Ramon


 



--
"Não estamos buscando nenhum paraíso nas nuvens. Se ele estiver lá, nós o apanharemos, mas primeiro precisamos construir um paraíso aqui na terra; essa será nossa preparação. Se pudermos viver num paraíso na terra, então, esteja ele onde estiver, será nosso."  Osho

Nenhum comentário:

Postar um comentário