terça-feira, 5 de julho de 2005

Sr. Roberto Jefferson

Mas que momento complicado.


O homem parece que tem documentação de tuo que abre a boca no trombone pra falar.


E o Brasil, um rebu, não é mesmo?


O presidente tem personalidade emocional, e parece que alguns de seus acessores também: então, êles choram. A personalidade carismática, diz Osho, é muito perigosa. Tôda vez que você se liga a uma pessoa carismática, perde "a posse de si próprio" dentro da devoção que nutre pelo outro. Não que a devoção seja má. A devoção realmente salva. O que não salva é quando você se torna um escravo.


Há anos atrás, Osho, um contemporâneo mestre iluminado, sugeriu a Indira Gandhi, que suprimisse por 5 anos as liberdades assim chamadas democráticas na India e colocasse a pópria autoridade como lei legal, desde que soubesse que Indira tinha - e tinha mesmo! - um coração gigante. Por isso mesmo ela não quiz. Foi assassinada logo depois.


O Datena, um reporter carismático que por uns tempos fez um programa pesaíssimo polical na televisão, explicou um dia, de forma bem colocada, que "agora, o pobre manda nêste país!". De fato. Concordo. Tudo está cada vez mais na mão do pobre, do que não tem estudo, mas tem poder.


Socialismo é isso. Ditadura do proletariado é isso. O pessoal de baixo tem o poder.


Dizem êles que quando tomarem o poder... o poder será devolvido a todos. Mentira. Osho declara que quem tem o poder definitivamente não abdica dêle.


De fato, ... quem quer perder o poder?


Qualquer atendente de banco tem o poder. Qualquer gerente de firma adora colocar uma mulher gostosa no telefone e na recepção da firma. E a moça tem o poder... você pasa pra cima, SE ELA QUIZER!


Fui recebido numa repartição pública outro dia,  de repente o subgerente da ... repartição não me recebe e me coloca sentado em frente de uma mesa, onde por trás da mesa, senta-se uma garota (dizem, estagiária) de 23 anosde idade - reputada como tendo sido "perfeitamente treinada" para ocupar o cargo e responder as questões porcedentes e necessárias.


E lá sento eu, o Taza, psicólogo, bom músico, compositor, maestro, após ter peregrinado pela Europa 12 anos e India, com diversos diplomas e cursos realizados (poxa, ... quem se importa? Afinal... e a intuição? E a sabedoria inata... das pedras brutas, não polidas... que também são filhas de deus?) sentadinho defronte uma mesa.Do outro lado da mesa a garota. No poder. Fala de cátedra, corta alguns dos intens do meu projeto, fala com autoridade - qual autoridade? do contexto social pofissional que confia-lhe  assento!) e daí não consegue entender o que são essas quatro letras:  I S R C.


Se tiver algum compositor aí, me escreva!


ISRC como todos sabem, é o código internacional de direito de autyor, homologado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, e que deve ser parte integrante de qualquer disco publicado no Brasil assim como no mundo.


Agora, das duas uma. Ou a garota foi treinada perfeitamente e DEVE saber o que é o número ISRC, e aí, eu sou um algoz acusador, pois descobri que ela não sabe...


...ou, ela, coitada, afinal, não tem obrigação de saber tudo...! Coitada.


O problema todo não é se ela sabe ou não sabe. O duro é ter 57 anos de idade, e ter de olhar um bando de irresponsáveis urdirem uma greve (dos INSSs), recusam-se a trabalhar, pelo telefone acusam o governo de ser o culpado (pois se o governo desse nosso aumento e concordasse com nossos pedidos, "tudo já estaria solucionado"...) e enquanto isso, eu não posso requerer do governo o merecido auxílio-doença por paralisia do meu braço direito.


Pode posso, só que pela internet... é mais complicado.


O problema continua não sendo o meu eu nem meu ego, mas meu amor próprio e minha saúde física e integridade moral.


Esta, segundo Osho, deve de ser preservada e cuidada com carinho.


Ego é uma coisa, amor próprio é outra.


Enquanto isso, pago pra escrever e ... atéomolegal, obrigado.


Acode-se com um barulho dêsses!


Love


Anand Taza.


PS Osho, viveu em Madya Pradesh sua infancia e depois criou um Ashram em Poona India, com milhares de discípulos e amigos.


Advoga a méritocracia como fundamental para a vida do ser humano no futuro. Quem tem mérito deve ter o poder. Senão,... fora. Com amor.


 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário