Sérgio Taza
TAROT, ESSE DESCONHECIDO!
Muitas vezes eu me perguntei sobre a Verdade,verdade com V maiúsculo, respeitável assim... mas sem chegar a gandes conclusões.
Um dia, na facu,conversando com Arno Engelmann, catedrático da Usp em Psicologia Diferencial, deduzi, num insight que as pessoas usam as palavras de forma bem diversa do que elas realmente significam, e que as palavras são usadas diferentemente em seus significados pelas diversas pessoas que as usam.
A palavra AGORA me chamava a atenção quando criança pré-adolescente, e eu nem sabia que existia a palavra Ágora... Também existia a maneira "sem significado" de proferir a palavra Agora: extraíndo-lhe o significado...A - GO - RA !!! Por exemplo.
...
Mas eu achava também que a comunicação verbal deveria ter começado há milhões de anos, ou mlhares de anos, por algum tipo de aborígene que transmitia suas idéias ou sinais através de um desenho ou de grafia.
ou ou ainda .
Desta forma, as pessoas poderiam transmitir umas às outras sinais de onde as caças se encontravam ou o que ia acontecer em algum local segundo informações diversas.
...
Mas o interesse das pessoas pelo oculto, misterioso, ou, digamos,futuro predito, sempre foi grande...
RUNAS
Existe um jogo, que hoje é considerado um jogo esotérico, mas que antigamente era usado para predições dentro de guerras, chamado de RUNAS. De onde saiu esse ultimo símbolo acima. É quase que um manual de conduta para a vida (e para batalhas na própria), Existem diversos volumes de explanações a respeito para que se compre.
Cada um destes simbolos tem um significado completo e pode ser interpretado para o seu cotidano.
I CHING
Há milênios, uns 25 séculos, um rei Chines, preso por um usurpador do reinado, teve tempo suficiente para meditar sobre esse trabalho dentro da prisão.
Tratam-se de 64 situações de vida, assim como as tantas runas acima, que podem ser descobertas através de uma brincadeira que envolve 49 hastes de madeira, na realidade 50, mas uma fica de fora sempre..., ou através do lançamento de 3 moedas, ou com desenhos num lado, ou normais, cara-coroa, ou aquelas moedas chinesas com um furo no centro.
Essas moedas, sendo lançadas por 6 vezes, formam uma permutação que perfaz 64 tipos de situação, como foi dito aqui. Vai desde o Criativo Principio Masculino, até o Receptivo Princípio Feminino. Passando por situações como Irresponsabilidade Juvenil, Abundância, Aderência e outras...
O gigantesco mestre Carl Gustav Jung afirma que não se entende por que que as predições dão certo, mas fato é que dão certo. Isso se deve a algo dificil de compreender com a mente - o coração entende melhor - chamado princípio da Sincronicidade, ou Sintonia Tácita. As coisasas simplesmente "Acontecem", como diz a canção popular.
TAROT ooo Embora muita gente ou muitas facções humanas tenham restrições ou tremendos preconceitos quanto a esta prática divinatória, o tarot pode (e às vezes DEVE) ser usado como um instrumento de pesquisa do seu subconsciente. existe algo divino dentro de cada um de nós, por isso se diz que Deus está dentro e fora de você.
A palavra DIVINATÓRIO vem de Divino, que vem de Deus, Divindade. Para certas religiões, nós temos a Partícula Divina dentro de nós. Talvez ela esteja no nosso Timo, uma glãndula que se afirmava anteriormente que desaparece na adolescência, mas que se sabe atualmente que ela DECRESCE intensamente na adolescência mas não some, e atua firmemente em nosso desenvolvimento e senso de proteção na vida.
Para discernir quanto a problemas matemáticos de geometria, consta que Arquimedes já usava cartas de tarot para chegar aos resultados possiveis e plausiveis. E atualmente, cada vez mais a ciência está se tornando mística e misteriosa. O tal Princípio da Indeterminação do Eletron em sua órbita, definido por um tal genial Heisenberg já afirma isso há muitos anos. Outra coisa que é um IMENSO talvez, é definir cientificamente se a luz é feita de uma ONDA ou de FÓTONS, que são PARTÍCULAS sub atômicas. Ou algo é uma Onda ou uma Partícula diz a determinação probabilística. Cada vez mais, existe um mgranfe Talvez na ci~encia e em nossas práticas de vida. A julgar pela política mundial, nunca se tem exatamente certeza de nada. Já há muitos anos atrás, Sócrates arregou e acabou dizendo que "só sei que nada sei". Um certo Mahavira, lider intenso de uma larga religião indiana, o Jainismo, afirmou ha 25 séculos atrás que "Tudo é Relativo". Assim como o genial e amalucado Albert Einstein também afirmou, na sua teoria da relatividade. Fofoca: a mesma teoria foi descoberta e desenvolvida por um certo Enrico Fermi, na Italia, ANTES de Einstein, mas Einstein era bem ágil e esperto, e PUBLICOU ANTES a sua teoria.
Enfim, TALVEZ as coisas sejam assim ou assado no mundo e na vida.
Existem centenas de edições de cartas de tarot, muitas delas at´pe carregadas de conceitos que hoje em dia são ultrapassados, mas todos tem seu charme.
Um dos mais badalados, e perigosos psicológicamente no sentido de não devermos começar por ele, é o ARQUETÍPICO, que como diz o nome, usa arquétipos humanos e existenciais para definir situações de vida.
Assim como em geral, o arquetípico conta com 78 cartas divididas entre ARCANOS MAIORES E MENORES.
Os arcanos maiores são altas situações de vida, mais divinas, digamos, mais existenciais. Os menores, situações mais mundanas, digo, situações da vida prática cotidiana no mundo. Os menores são divididos segundo os naipes dos baralhos comuns: copas, ouros, espadas e paus (abstões). Ouros diz respeito ao mundo material. Copas ao mundo do coração, dos amores. Espadas, da mente, afiada ou não. E Bastões ou Paus, a religiosidade, a espiritualidade. Lembremos das caixas de fósforos, que são pequenos bastões que podem se tornar incandescentes. o fogo, como se sabe é sempre símbolo da religiosidade e das religiões.
Em geral, os tarots mundiais flutuam por entre essas 78 cartas, porem alguns mostram outras formações e outras contam com histórias sobre mestre e pessoas importantes que colocaram sua sabedoria a serviço da humanidade. O tarot do mestre Osho, tarot da transformação, por ecemp´lo, mostra 60 cartas com histórias importantes e famosas sobre jesus, Lao Tsu, Gautama Buda, Chuang Tsu e outros como Rabiya e Maria Magdalena. É muito pictórico e bonito o tarot.
O tarot Egípcio é muito legal, sem me permitem a maneira simplória de falar. Muito bonito e todos eles são bastante intensos e fortes. Qualquer pessoa pode usar o tarot e se voc~e quiser experimentar, pode reunir uma boa quantidade de cartões de visita e sem olhar direto a eles, embaralhá-los e fazer uma pergunta mental, tipo, qual dessas pessoas ou firmas me trará vantagem hoje? Ou qualquer pergunta. Tire um cartão aleatoriamente, com carinho e atenção, e aposto como se você entrar em contato com a pessoa ou firma em questão, terá boas surpresas. isso não é desrespeito ao divino ou às divindades, mas sim uma demonstração de confiança na Ordem Universal, chame de Desígnio Divino.
Veja uma pequena demonstração das diferenças e semelhanças entre diversas versões do tarot para uma determinada carta:
Outra demonstração visual de cartas de tarot com idéias psicológicas em estudo, que voce pode usar para explorar seu subconsciente:
Através do computador você pode explorar todo esse maravilhoso Universo Cognitivo e explorar se sub consciente divino, onde as melhores respostas para suas questões está. Na realidade, o tarot só vai te ajudar a descobrir a sua PRÓPRIA sabedoria interior inata.
Boa viagem.
Sergio Taza
Li todo o seu texto, muito rico por sinal! Vou buscar mais leituras por aqui! Vc escreve de forma leve, é gostoso de ler!
ResponderExcluir